Governador sanciona Lei que institui Fundo de Aval do Microcrédito no Estado

Objetivo é contribuir com o desenvolvimento do empreendedorismo capixaba, facilitando o acesso ao microcrédito aos donos de pequenos negócios



Com participação da Faciapes, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, sancionou, na última quinta-feira (25), a lei que institui o Fundo de Aval do Microcrédito do estado (Garantir-ES). O objetivo é contribuir com o desenvolvimento do empreendedorismo capixaba, facilitando o acesso ao microcrédito aos donos de pequenos negócios. 

O programa, criado pela Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), vai atender os Microempreendedores Individuais (MEI), formais ou informais, microempresas, empresas de pequeno porte e organizações econômicas de caráter coletivo e solidário, por meio de programas especiais de concessão de crédito e capacitação empreendedora.

“Quando consolidamos a Aderes como a grande apoiadora da economia solidária, do artesanato, do micro e pequeno empresário, a gente avança. A inadimplência é muito baixa, mas se alguém não pagar, o fundo garantidor tira o risco dos bancos e assim os juros acabam ficando menores. Foi um compromisso nosso de campanha a concessão de crédito com custo reduzido para os empreendedores. De 2020 até agora, já geramos mais de 110 mil empregos. A taxa de desemprego no Espírito Santo é menor que a taxa nacional”, pontuou o governador.

De acordo com o diretor-presidente da Aderes, Alberto Farias Gavini Filho, o Garantir-ES vai contribuir na redução da exigência de avalista para tomada de crédito pelos empreendedores ou para quem deseja ter um pequeno negócio. O programa, ainda segundo ele, deve começar a operar no mês de agosto deste ano. "Com o Fundo de Aval vamos contribuir com o aumento de oportunidades de trabalho e renda por meio da criação, ampliação, modernização, transferência ou reativação de pequenos negócios, formais e informais, individuais e coletivos, promovendo a oferta de microcrédito produtivo e orientado", disse. 


Para o presidente da Faciapes, Arthur Avellar, a medida é mais uma ação de fomento ao fortalecimento das empresas do estado. "Mais um grande passo que damos rumo ao sucesso das nossas empresas. O crédito é, sem dúvida, um fôlego a mais para a recuperação e para evitar que diversos negócios cheguem à falência", destaca.

Já o vice-presidente da Federação, Luiz Ridolphi, acredita que a desburocratização é um dos principais caminhos para o desenvolvimento econômico. "Diminuir as exigências para o acesso ao crédito é o que fará desse programa um sucesso. Sabemos que muitas empresas não têm como conseguir um avalista ou apresentar garantias aos bancos. Sem essa necessidade, mais empresários terão acesso ao benefício, fortalecendo sua empresa e, por consequência, contribuindo para a economia do estado", afirma. 


Também estiveram presentes na cerimônia o diretor técnico da Aderes, Hugo Tofoli; a secretária de Estado de Mulheres, Jacqueline Moraes; os deputados estaduais Alexandre Xambinho, João Coser e Tyago Hoffmann; o superintendente do Sebrae-ES, Pedro Rigo; o diretor-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Pablo Lira (IJSN); além de representantes de entidades do setor do empreendedorismo.

*Com informações do Governo do Espírito Santo

FACIAPES

  • Abertos: 8:00h às 18:00h

    E-mail: secretaria@faciapes.org.br

ACE/ACS

ACE-VV

ACISG

ACS-ES