Faciapes participa de encontro com o ministro da Justiça, José Mucio Monteiro, na CACB

Primeira edição do Ciclo de Debates 2024 contou com autoridades das Forças Armadas para discutir integração e negócios



O presidente da Faciapes, Arthur Avellar, esteve na CACB (Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil), nesta terça-feira (20/2), para participar da primeira edição do Ciclo de Debates 2024 com o tema "Defesa e Desenvolvimento – Conectando Empresários e Militares pela Integração de Negócios e Parcerias".

 

O evento ocorreu na sede da entidade, em Brasília, e contou com a participação do ministro de Estado da Defesa, José Mucio Monteiro, e o comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno. "Encontros deste modelo ajudam os empresários brasileiros a se aproximarem do governo em busca de melhorias para o desenvolvimento dos negócios em todo o país", disse Avellar. 



Na ocasião, o presidente da Confederação, Alfredo Cotait Neto, destacou a importância da aproximação de empresários com o governo, a capilaridade do Sistema CACB e a posição das Forças Armadas como grandes compradores e exportadores de produtos, tecnologia e inovação, com reconhecimento internacional.

 

“Iniciamos esse ciclo de debates com uma grande oportunidade para os empresários brasileiros. A CACB é um veículo de cooperação para fazer essa integração entre negócios e parcerias com as Forças Armadas, que giram a economia local até nas mais remotas regiões do país”, declarou Cotait.

 

“Esses momentos de interação são raros. Precisamos pensar no futuro do Brasil e as Forças Armadas pertencem ao país. Precisamos nos preocupar em gerar empregos e segurança alimentar. Temos que contribuir para melhorias no desenvolvimento do Brasil e para construir uma sociedade mais justa com pessoas, como os empreendedores, que querem fazer o bem”, avaliou o ministro.

 

Durante o debate, os participantes falaram sobre as oportunidades de colaboração e negócios entre as Forças Armadas e as pequenas e médias empresas brasileiras. Também debateram a importância e o impacto econômico gerado por grupamentos e instituições militares nas economias locais, inclusive de regiões remotas do país.


Iniciativa inédita

 

“É a primeira vez que o segmento militar tem a oportunidade de interagir com o setor produtivo. O segmento privado é a força motriz do país e as Forças Armadas são o garantidor da defesa do país. Reconhecemos o potencial dos empreendedores e da CACB para atuarem na promoção de negócios, investimentos e inovação”, pontuou o comandante da Aeronáutica.



 

Ele destacou o aumento das exportações da base industrial de defesa e a liderança brasileira no segmento na América Latina. Segundo o comandante, o segmento conta com 290 empresas estratégicas, como a Embraer, e é responsável pela geração de 2,2% do total de empregos diretos no Brasil, o que equivale a 2,9 milhões de postos de trabalho. Além disso, o setor responde por 4,78 % do Produto Interno Bruto (PIB).

 

“Tivemos uma aula de cidadania e sobre como é importante sabermos o papel das Forças Armadas na sociedade e na economia. Em nome do CMEC (Conselho Nacional da Mulher Empreendedora e da Cultura), parabenizo as Forças Armadas por prestigiar e incentivar as mulheres. Quero ainda destacar a nomeação da Major-Brigadeiro, a médica Carla Lyrio Martins, como a primeira mulher a assumir a Escola Superior de Defesa. Temos que colocar as mulheres nos locais que elas merecem”, declarou a presidente do CMEC, Ana Claudia Badra Cotait.

 

Também estiveram presentes no encontro o embaixador da Sérvia, Aleksandar Ristic, Jelena Blazevic, Chargé d’Affaires da Sérvia, o embaixador da Liga Árabe, Qais Marouf Kheiro Shqair, a embaixadora da República Tcheca, Pavla Havrlíková, e a embaixadora da República da Eslovênia, Mateja Kracun, além de adidos militares e representantes das embaixadas da África do Sul, Coreia, Espanha, Portugal, Reino Unido, Rússia, Turquia e Uruguai.

 

Participaram, ainda, o 1º vice-presidente da CACB, Ernesto João Reck, o vice-presidente da Confederação, Anderson Trautman Cardoso, o diretor-secretário da Casa, Marco Kobayashi, e os presidentes das Federações do Amazonas, Jorge Lima; da Bahia, Clóves Cedraz; do Espírito Santo, Arthur Avellar; do Goiás, Márcio Luís; do Maranhão, Hélio Rodrigues; do Pará, Alberto Oliveira; do Rio de Janeiro, Robson Carneiro; e de Santa Catarina, Elson Otto.

Texto e fotos: CACB

FACIAPES

  • Abertos: 8:00h às 18:00h

    E-mail: secretaria@faciapes.org.br

ACE/ACS

ACE-VV

ACISG

ACS-ES